Podcast Manual de Preceptoria Nutrição/UFSC: Divulgação das práticas de Ensino do Curso na Atenção Básica do Município de Florianópolis

21/05/2021 12:37

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma iniciativa do Ministério da Saúde para qualificação dos profissionais da saúde em conjunto com a formação de estudantes de graduação da área da saúde em ações de práticas de iniciação ao trabalho e fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade. O PET-Saúde desenvolve diversas ações com tutores (docentes), bolsistas (discentes), preceptores (profissionais de saúde) e comunidade em Florianópolis sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Escola de Saúde Pública de Florianópolis (ESP).

O Curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante a participação no Projeto PET-Saúde GraduaSUS, entre 2016 e 2018, elaborou o Manual de Preceptoria com o objetivo de nortear as ações de preceptoria dos profissionais de saúde que recebem os estudantes nos Centros de Saúde da primeira à décima fase do Curso. A metodologia da construção do Manual está descrita no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das ex-bolsistas e egressas Camila Gabriela Dziedzic dos Santos e Rayssa Weber da Silva orientadas pelas Tutoras no Projeto Francilene Gracieli Kunradi Vieira e Janaina das Neves, docentes no Departamento de Nutrição.

Recentemente, o PET-Saúde Interprofissionalidade, entre 2019 e 2021, contou com a participação dos cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia da UFSC para os cursos de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Uma das ações desenvolvidas no Projeto proposta pelo Curso de Nutrição em continuidade aos Manuais de Preceptorias dos Cursos buscou elaborar estratégias de divulgações das práticas de ensino. Assim, foram elaborados episódios de podcast com o intuito de informar sobre a proposta pedagógica das práticas de ensino de maneira ainda mais acessível para o desempenho da preceptoria nos territórios pactuados entre o Curso e a SMS.

O conteúdo disponibilizado em 2021 faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso em desenvolvimento da graduanda e bolsista Júlia Carolina Souza orientada pelas Tutoras no Projeto Francilene Gracieli Kunradi Vieira e Janaina das Neves docentes no Departamento de Nutrição. A integração do TCC da discente às ações do PET-Saúde obteve apoio do atual Coordenador Evandro Silveira e demais integrantes do Projeto em 2020. Espera-se que o material seja contribuitivo para a integração ensino-serviço do Curso no retorno das aulas presenciais e atividades práticas nos territórios.

A série de podcast “Manual de Preceptoria Nutrição/UFSC” conta com seis episódios, um de apresentação do Manual e outros cinco sobre as práticas de ensino da 1ª, 2ª, 3ª, 6ª e 10ª fase do Curso. Cada episódio contém uma descrição detalhada sobre a prática de ensino da fase, participação das bolsistas do PET-Saúde Interprofissionalidade Gabriela Alencar Sinkoc, Júlia Carolina Souza, Larissa Fier Foti, Luana Silva dos Santos e Nicole Gonçalves Custódio além de convidados do Curso de Nutrição.

Segue abaixo os episódios do podcast:

Episódio 00: Manual de Preceptoria Nutrição/UFSC

Episódio 01: Práticas de Ensino da 1ª fase

Episódio 02: Práticas de Ensino da 2ª fase

Episódio 03: Práticas de Ensino da 3ª fase

Episódio 04: Práticas de Ensino da 6ª fase

Episódio 05: Práticas de Ensino da 10ª fase

Os episódios do podcast e o Manual de Preceptoria do Curso (2018) estão disponíveis na íntegra no site da ESP.